Clique Aqui e Acesse Grátis meu Treinamento Completo em vídeo aulas para Afiliados

Clique Aqui!

Organização no seu home office

O que significa ser organizado? Ter uma mesa organizada? Saber onde está cada coisa?

Bem façamos um simples exercício de observação, veja a mesa abaixo:

Aliás olhe para as pilhas de pastas amontoadas atrás da cadeira do Donald Trump…

Você pode não gostar dele, mas não tem como negar que ele é um homem de sucesso.

Ser organizado ajuda a eliminar um inimigo comum de quem trabalha desde casa: O Stress

Se você sabe onde está cada coisa ( mesmo que aparentemente seja uma bagunça ) você consegue diminuir a possibilidade de perder produtividade por não perder tempo procurando.

A dica aqui é ter a consciência de que ninguém é igual a ninguém, as minhas “regras” pessoais podem não funcionar para você e não há nada de errado nisso – Desde que você saiba onde está cada coisa.

Eu sou da velha guarda, embora faça bom uso do Trello (software de gestão de tarefas), Evernote e outros, não dispenso o uso de uma boa agenda de papel.  Não sei quanto à você, mas para mim as coisas ganham uma  importância maior quando as tenho anotadas no papel, por isso, todo domingo à noite eu sento e escrevo o meu plano de ação para a semana.

Ter o controle sobre o que se está fazendo numa planilha ou numa agenda também ajuda a manter a cabeça mais desocupada, menos preocupada, com menos “pressão” pois a mente tem mais espaço para ser criativa ( o que é essencial para quem trabalha com Marketing ).

Quanto mais “sensação de controle” você tiver, melhor vai trabalhar, melhor vai fluir seu trabalho e isso não quer dizer que necessariamente que você deva ter uma mesa assim:

As pessoas são diferentes, cada um tem sua organização, e o importante é se conhecer e saber que modelo funciona melhor para você.

Ter uma mesa bagunçada não é necessariamente sinônimo de desorganização, aliás tem uma frase interessante do Einstein:

“Se uma mesa bagunçada é sinal de uma mente bagunçada, então, uma mesa vazia é sinal de que? – Albert Einstein

 

Dito isso, é importante lembrar que você pode perder um tempo precioso tentando organizar tudo, e existem pessoas que se sabotam justamente porque possúem a idéia fixa de que “Pra começar a trabalhar, primeiro tem que organizar tudo, tudinho”.     Daí você vê aquela bagunça de meses, fica desanimado, não faz nenhuma coisa nem outra e depois você se dá conta que passou as últimas 5 horas vendo séries na Netflix (sua mente é hábil em escolher passatempos!) .

O ideal é você tirar um dia para fazer a limpeza/organização que precisa e no dia seguinte começar a trabalhar.

Amuletos

Coloque perto  da sua área de trabalho, elementos que lembrem do seu trabalho, pode ser um quadro, um objeto, ou um wallpaper no seu PC.   O Herbert Viana disse numa entrevista que o que motivava ele a ficar horas e horas na guitarra é que ele tinha uma guitarra com a “cabeça” da guitarra invertida ( ele mandou fazer especialmente porque lembrava o Jimi Hendrix que era canhoto ) aquilo lhe dava uma “emrpolgação” extra.

Conheço a história de um empreendedor digita que colocou uma nota de 1U$ no teto justo em cima de onde el estava trabalhando –  Toda vez que ele olhava para cima ao espreguiçar na cadeira, ele via escrito na nota “Pare de ser preguiçoso e volte ao trabalho”.  

Amuletos como esses não tem nenhum poder “místico” e nem é esse o propósito, eles são catalizadores, ajudam a te nortear e te trazer de novo ao foco.

Seu Home Office deve ser um lugar tranquilo, sem distrações sem música alta, sem crianças correndo para lá e para cá.   Deve ser um lugar que você possa se isolar do mundo, um lugar onde Whatsapp e Facebook só devem ser permitidos se forem para gerar renda, se fizerem parte do seu plano de ação.

Uma outra dica é desligar seu telefone, e ter provisões tipo uma garrafinha de água, ou de café e algum snack pra você matar aquela fomezinha que dá.

Você deve estar se perguntando: Se estou na minha própria casa, qual o problema de levantar e ir na cozinha? Bem, para ir até a cozinha você certamente vai se deparar com algum membro da família, seja cônjuge, filhos, que certamente vão te tirar do foco naquele momento.

Você tem alguma outra dica? Esqueci de citar alguma coisa? Deixe seu comentário.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *